Projeto "Fotografia para todos"

Esboço do projeto:

 

1– Primeiramente gostaria de lembrar que hoje em dia quase que não vivemos sem uma câmera fotográfica. Com ela registramos momentos felizes, momentos engraçados, momentos inesquecíveis, mas também podemos utilizar desse recurso como uma forma de trabalho, uma foto jornalística vale muito, ou mesmo uma foto de famosos, está em alta esse tipo de trabalho. Além do que hoje podemos ter uma câmera dentro na nossa própria bolsa, elas são encontradas em vários tamanhos, acopladas em celulares, em notebooks, e tablets entre outros recursos tecnológicos. Mas também podemos produzir uma câmera fotografia, com materiais baratos e qualquer pessoa pode fazer uma. A partir disso surge a ideia de integrar a historia e os recursos da fotografia dentro de uma sala de aula. Para que os alunos possam ter o contato de perto com isso. Dessa forma, além de aprender a fazer a arte de fotografar, podemos aprender a química que fará parte do processo de revelação da fotográfica, e a física para a construção da câmera. Aprendemos um pouco de tudo e podemos realizar uma aula dinâmica para uma sala de aula de rede publica.

 

2- Por mais que esse recurso tecnológico esteja tão disponível para a maioria dos seres humanos, existem pessoas que não podem ter uma ou nunca tiveram um contato com a máquina. Nas escolas podemos ver muito disso, e é por esse motivo despertou em mim a vontade de proporcionar um momento importante de aprendizado a alunos com renda mais baixa e um momento de distração também. Acredito bastante que as pessoas aprendem muito mais fazendo e produzindo algo com prazer e com as próprias mãos, do que ficar em frente de livros e textos, que também nos ensinam, mas particularmente é mais fácil de esquecer.

 

3– A ideia é mostrar que apesar da câmera fotográfica ser um recurso tecnológico, também pode produzi-los com nossas próprias mãos, é despertar nos alunos uma curiosidade no assunto, é demonstrar que todos podem produzir arte, e que a arte está dentro de nós. Vem mostrar que a fotografia de um jeito particular revela o que somos por dentro.

 

4– O projeto pode ser feito com turmas da 7ª, 8ª e 9º ano.

 

5-A base principal veio de um site onde eu procurava alguma informação sobre o assunto, logo encontrei o site Núcleo de fotografia, que pode me nortear bem quanto à pesquisa.

 

Disponibilizo o site http://www.ufrgs.br/fotografia/port/03_pesquisa/escola.htm.

 

6– Materiais para a fabricação da câmera: uma caixinha de fósforo, régua, caneta piloto preta, estilete, uma latinha de refrigerante, fita isolante, tesoura, filme fotográfico e durex.

 

Materiais para revelação: três bandejas e três pegadores, sendo um para cada tipo de produto químico, uma lâmpada vermelha, e um varal. Produtos químicos: Revelador, Stop e Fixador.

 

7– O projeto realizado na minha fonte já pode me inspirar, logo também gosto muito do fotógrafo Sebastião Salgado pela sua originalidade, Henry Benson pelo jeito particular de ver as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário